Notícias

Furtos e outros pequenos delitos representam 60% dos crimes em Portugal 05/04/2010

Seis em cada dez crimes cometidos em Portugal correspondem a pequenos ilícitos criminais punidos até cinco anos de prisão e a PJ, responsável pelos casos mais graves, apenas investiga quatro por cento dos crimes participados, segundo o Ministério Público.

Num documento sobre a “actividade” do primeiro semestre da Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL), é referido que as estatísticas da criminalidade participada a nível nacional apontam para o furto a residência, em veículo motorizado, em edifício comercial, por “carteirista” e violência doméstica contra cônjuges, entre outros, perfazerem 60 por cento dos crimes. Da lista constam ainda ofensas à integridade física simples, condução com taxa superior a 1,2 g/l de álcool no sangue, condução sem habilitação legal, ameaça e “coacção”, difamação, calúnia e injúria. Em termos estatísticos, em 2007, num total de 480.522 participações criminais a nível nacional, mais de metade (288.402) são relativos aos crimes referidos. Aliás, a “actividade” da Polícia Judiciária, responsável pela investigação dos crimes mais graves, circunscreve-se a quatro por cento dos crimes participados. Os números referentes ao Distrito Judicial de Lisboa são idênticos aos “registados” no resto do país. Em 2007 e 2008 foram participados 184.109 e 224.430 crimes, respectivamente. Os “fenômenos” criminais com maior expressão foram o furto simples, furto em veículo motorizado, furto por “carteirista”, condução sem habilitação legal, outros roubos, ofensas à integridade física simples, furto de veículo motorizado, furto de residência, burla simples, danos, violência doméstica, ameaça e “coacção” e emissão de cheques sem provisão. No total, estas categorias de crimes representam 72 por cento das participações. No distrito judicial de Lisboa, o tempo médio para julgamento deste tipo de criminalidade é cinco anos, prazo que a PGDL "não considera razoável". Fonte: Agência Lusa

Pedestre que atropelou veículo terá de pagar pelos danos - TJ/RS
08/04/2010

Pedestre que colidiu com automóvel ao atravessar avenida sem respeitar a sinalização terá de indenizar os danos causados no veículo. A decisão é da 3ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado, confirmando entendimento do 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre em ação de indenização.


Leia mais

Proposta do novo Código Processo Penal traz diversas alterações
05/04/2010

PLS 156 de 2009, já foi aprovado pela CCJ do Senado Federal e aguarda inclusão na pauta perante o Plenário daquela Casa. O citado projeto traz importantes inovações no sistema processual pátrio. Veja algumas, em anexo.


Clique aqui, para visualizar as inovações no CPP.

César Mattar Jr. toma posse como presidente da CONAMP
25/03/2010

CONAMP realizou, no dia 17, a posse da nova diretoria. César Mattar Jr. assume a presidência da entidade e fica no cargo até 2012.


Leia mais

APMP/PI elege nova diretoria e conselho fiscal
21/03/2010

A Associação Piauiense do Ministério Público – APMP/PI realizou eleições da nova diretoria e conselho fiscal. Flávio Teixeira de Abreu Junior foi eleito presidente da entidade. Ele concorreu pela chapa União e Mudança, que obteve 130 votos, contra 57 da chapa Associação Participativa e Consciente, encabeçada por Cleandro Alves de Moura. No total, foram 189 votos válidos, sendo 2 deles nulos. Também foram eleitos os demais integrantes da diretoria e os membros do conselho fiscal da APMP/PI.


Leia mais