O Ministério Público pode fazer, por sua própria iniciativa e presidência, investigação criminal para formar sua convicção sobre determinado crime, desde que respeitadas as garantias constitucionais dos investigados.
Com este entendimento, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal indeferiu, em votação unânime, habeas corpus no qual se pleiteava a nulidade do processo, sob o argumento de que o mesmo foi baseado exclusivamente em investigação criminal conduzida pelo MP. O relator do processo, ministro Celso de Mello, optou por apresentar seu voto independentemente do fato de ainda estar pendente de julgamento, pelo plenário, o pedido de HC nº 84.548, no qual se discute justamente o poder investigatório do MP. De acordo com a decisão, a Polícia não tem o monopólio da investigação criminal e o inquérito policial pode ser dispensado pelo MP para oferecimento de denúncia. Entretanto, o inquérito policial sempre será comandado por um delegado de Polícia. E, no procedimento investigatório instaurado pela polícia, o MP poderá requerer diligências, oitiva de testemunhas e outras providências em busca da apuração da verdade e da identificação do autor do crime.
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou no dia 29 de outubro, cinco novas súmulas vinculantes sobre temas diversos. Com esses verbetes, a Corte totaliza 21 súmulas com efeito vinculante, que vêm sendo editadas desde maio de 2007.
O Senador Valter Pereira (PMDB-MS) apresentou no dia 20/10 proposta de emenda constitucional que altera os arts. 93 e 128 da Carta Magna, estabelecendo nova disciplina para concessão de férias anuais, individuais e coletivas, dos magistrados e membros do Ministério Público (PEC nº 48/09).
O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou, na sexta-feira, ao Senado Federal ofício indicando o procurador regional da República Mário Luiz Bonsaglia para ocupar vaga no Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Ele foi o primeiro colocado em lista tríplice com os candidatos ao cargo.
Jurista Ferrajoli confirmou presença no XVIII Congresso Nacional do Ministério Público.