Notícias

ANMPM postula habilitação como "amicus curiae" na ADI 5804. 21/11/2017

A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.

De acordo com a petição encaminhada ao Relator do Processo, Ministro Gilmar Mendes, o que se objetiva com o pleito de habilitação é a defesa das atribuições dos Associados da ANMPM, em consonância com a preservação do interesse público, de maneira a poder ofertar razões e elucidar pontos relevantes da demanda, com o fim de contribuir para o julgamento do objeto da mencionada Ação, pronunciando-se acerca de questões de fato e de direito envolvidas na quaestio.

Neste diapasão, foi esclarecido que a Associação Nacional do Ministério Público Militar é instituição com 39 anos de existência, constituída para defender os interesses do Ministério Público Militar, como instituição nacional permanente, essencial à função Jurisdicional do Estado, bem como promover, assegurar e garantir os direitos e prerrogativas dos Membros do Ministério Público Militar, representando judicialmente seus interesses coletivos. Evidenciou-se igualmente que, dentre as finalidades estatutárias, encontram-se a defesa, promoção e garantia das atribuições e prerrogativas dos Membros do Ministério Público Militar da União, representando-os perante os Tribunais e entes públicos nas situações em que possam ser afetados na livre, independente e autônoma execução de seu munus.

Em tais circunstâncias, devido a própria razão de ser da Instituição e de suas finalidades, cujo desiderato é também contribuir com as reflexões do STF sobre tema tão sensível, é que se aguarda pelo deferimento do ingresso na relação processual instaurada. 

Nota Pública - Sobre a nova Emenda Aglutinativa à PEC 287/2016.
01/12/2017


Leia mais

Visita à Corregedoria Nacional.
01/12/2017

O Presidente da ANMPM, Antônio Duarte, acompanhado do Coordenador da Secretaria de Relações Institucionais do MPM, Subprocurador-Geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli, visitaram, nesta manhã (1º /12) o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira. Na pauta, questões relacionadas às reformas em curso no Congresso Nacional e a valorização da carreira do Ministério Público.


Leia mais

Eleito novo Presidente da CONAMP.
01/12/2017

O Promotor de Justiça Victor Hugo Palmeiro de Azevedo, que encabeçava a Chapa "MP Forte e Unido", única a ser inscrita no pleito, foi eleito, no último dia 29/11, por aclamação, como novo presidente da CONAMP, biênio 2018/2020. A posse se dará em março de 2018. Victor Hugo foi 1º e 2º vice-presidente da CONAMP e atualmente é titular do 3º cargo de Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre.


Leia mais

Workshop discute atuação do Ministério Público na Justiça Militar
21/11/2017

A Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP) promove, com apoio do Ministério Público Militar (MPM), nos dias 20 e 21 de novembro, workshop sobre a atuação do Ministério Público perante a Justiça Militar. O evento ocorre no auditório do CNMP, em Brasília/DF.


Leia mais