O Presidente da ANMPM, Antônio Duarte, acompanhado do Coordenador da Secretaria de Relações Institucionais do MPM, Subprocurador-Geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli, visitaram, nesta manhã (1º /12) o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira. Na pauta, questões relacionadas às reformas em curso no Congresso Nacional e a valorização da carreira do Ministério Público.
Foi solicitado o apoio do Corregedor Nacional quanto aos esforços das entidades associativas nas discussões travadas no Parlamento atinentes à reforma previdenciária. O tema da valorização do tempo na carreira como membro do MP (VTM) foi também trazido à tona durante a reunião. O Corregedor Nacional mostrou-se absolutamente sensível às matérias, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela CONAMP e demais associações junto ao Congresso Nacional. Duarte e Bortolli aproveitaram também para cumprimentar o Colega Irabeni Nunes de Oliveira, Promotor de Justiça Militar que assume, nesta data, como membro auxiliar da Corregedoria Nacional, augurando-lhe muito sucesso no novo desafio.
O Promotor de Justiça Victor Hugo Palmeiro de Azevedo, que encabeçava a Chapa "MP Forte e Unido", única a ser inscrita no pleito, foi eleito, no último dia 29/11, por aclamação, como novo presidente da CONAMP, biênio 2018/2020. A posse se dará em março de 2018. Victor Hugo foi 1º e 2º vice-presidente da CONAMP e atualmente é titular do 3º cargo de Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre.
A Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP) promove, com apoio do Ministério Público Militar (MPM), nos dias 20 e 21 de novembro, workshop sobre a atuação do Ministério Público perante a Justiça Militar. O evento ocorre no auditório do CNMP, em Brasília/DF.
A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.