O associado da ANMPM e Procurador de Justiça Militar ALEXANDRE JOSÉ DE BARROS LEAL SARAIVA lançou, pela Juruá Editora, a obra “Manual Básico da Polícia Judiciária Militar”, na qual “o autor, compartilha sua experiência de duas décadas na condição de Membro do Ministério Público Militar, Professor de Direito Penal e Processual Penal – em vários cursos de graduação e pós-graduação - e autoria de diversas outras obras jurídicas e filosóficas”.
A referida obra "trata, dialógica e didaticamente, de todo trabalho a ser desenvolvido pelos militares das Forças Armadas e das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares, após a ocorrência de um crime militar”, passando a fazer parte da “Biblioteca de Estudos de Direito Militar”, linha de publicação especializada da Juruá, voltada para o Direito Militar em todos os seus ramos, a qual é coordenada pelo associado da ANMPM Jorge César de Assis. Por deferência do autor, a ANMPM estará sorteando dois exemplares da obra, entre seus associados titulares (Membros do MPM da ativa ou aposentados).
A ANMPM esteve presente, no lançamento, em 08 de agosto, da publicação da obra “Memória do CNMP – Relatos de 12 Anos de História”. A publicação relata a memória dos 12 anos de história do Conselho Nacional do Ministério Público, contada por meio de entrevistas, nas quais são abordados os principais aspectos, como julgados, polêmicas, debates e realizações, relacionados as passagens dos entrevistados pelo órgão constitucional de controle. Além disso, os mesmos falam sobre suas carreiras pessoais e temas importantes relacionados ao Direito.
O plenário do Senado Federal aprovou, no dia 2 de agosto, a indicação do associado da ANMPM e Subprocurador-Geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza para o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Marcelo Weitzel ocupará no CNMP a vaga reservada ao Ministério Público Militar (MPM), em substituição ao Conselheiro Antônio Duarte, também associado da ANMPM.
A Associação dos Magistrados da Justiças Militares Estaduais (AMAJME) e a Associação Internacional das Justiças Militares (AIJM) estão organizando o XVI Congresso das Justiças Militares, a ser realizado em Goiânia-GO, nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.