O plenário do Senado Federal aprovou, no dia 2 de agosto, a indicação do associado da ANMPM e Subprocurador-Geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza para o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Marcelo Weitzel ocupará no CNMP a vaga reservada ao Ministério Público Militar (MPM), em substituição ao Conselheiro Antônio Duarte, também associado da ANMPM.
Marcelo Weitzel ingressou no MPM há 25 anos, tendo atuado em diversas Procuradorias de Justiça Militar, como Campo Grande, Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador, Recife e Brasília. Também foi Procurador-Geral da Justiça Militar, além de exercer – por várias vezes - a função de Presidente da ANMPM. Na mesma data, também foi aprovada a indicação do Procurador Regional do Trabalho Sebastião Vieira Caixeta, que ocupará no CNMP a vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em substituição ao conselheiro Otávio Brito Lopes. A ANMPM deseja um profícuo mandato ao novo Conselheiro, com a certeza de que sua experiência em muito auxiliará na resolução das demandas afetas ao CNMP.
A ANMPM esteve presente, no lançamento, em 08 de agosto, da publicação da obra “Memória do CNMP – Relatos de 12 Anos de História”. A publicação relata a memória dos 12 anos de história do Conselho Nacional do Ministério Público, contada por meio de entrevistas, nas quais são abordados os principais aspectos, como julgados, polêmicas, debates e realizações, relacionados as passagens dos entrevistados pelo órgão constitucional de controle. Além disso, os mesmos falam sobre suas carreiras pessoais e temas importantes relacionados ao Direito.
A Associação dos Magistrados da Justiças Militares Estaduais (AMAJME) e a Associação Internacional das Justiças Militares (AIJM) estão organizando o XVI Congresso das Justiças Militares, a ser realizado em Goiânia-GO, nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.
O associado da ANMPM e Procurador de Justiça Militar ALEXANDRE JOSÉ DE BARROS LEAL SARAIVA lançou, pela Juruá Editora, a obra “Manual Básico da Polícia Judiciária Militar”, na qual “o autor, compartilha sua experiência de duas décadas na condição de Membro do Ministério Público Militar, Professor de Direito Penal e Processual Penal – em vários cursos de graduação e pós-graduação - e autoria de diversas outras obras jurídicas e filosóficas”.