Na tarde desta terça-feira, 23/05, foi efetuado o sorteio de exemplares de obras jurídicas de Associados da ANMPM, doadas pelos mesmos para tal evento. O sorteio contemplou os seguintes ganhadores: "Manual de Direito Processual Penal Militar", de autoria do nosso Associado Cícero Coimbra: a ganhadora foi a Associada Ione de Souza Cruz. "Direito Penal Militar, Teoria Crítica & Prática", de autoria dos nossos Associados Adriano Alves-Marreiros, Guilherme Rocha e Ricardo Freitas: o Associado Sérgio Saldanha da Gama foi brindado com uma versão impressa e a Associada Maria da Graça Oliveira de Almeida com uma versão digital (e-book). A ANMPM parabeniza os ganhadores e agradece os autores das obras jurídicas pela doação.
A FRENTAS, frente associativa que reúne as Associações do MP e Magistratura de todo território nacional, diante de declarações feitas pelo Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, com críticas a atuação de juízes e promotores no que chamou de “momentos de disfuncionalidade completa” do Poder Judiciário e do Ministério Público, lançou Nota Pública, de repúdio a qualquer tentativa de desqualificação do importante trabalho que o Judiciário e o Ministério Público estão realizando. Leia, aqui, a íntegra da Nota Pública da FRENTAS.
Nesta quarta-feira, 14/6, a ANMPM participou de reunião da FRENTAS (Frente Associativa da Magistratura e Ministério Público), frente associativa que congrega as associações do MP e Magistratura com representatividade nacional. O encontro foi o primeiro sob a nova Coordenação da FRENTAS, agora a cargo da AJUFE (Associação dos Juízes Federais), em substituição à CONAMP, que exerceu os encargos de coordenação nos últimos seis meses.
A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS), expediu Nota Pública à vista dos fatos noticiados pela Revista Veja do último sábado, dando conta de que a Presidência da República poderia ter arbitrariamente acionado à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para "investigar" a vida pregressa do Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, em função de suas atuações na apuração do envolvimento de políticos com os esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados ao grupo JBS.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Militar (ANMPM), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) divulgaram nota na última sexta-feira, dia 02/06, na qual esclarecem sua participação no processo de escolha do Procurador-Geral da República.