Notícias

Senador Vital do Rêgo recebe nota de apoio à indicação de Vladimir Aras ao CNMP 09/07/2013

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) se reuniu hoje (08) com a presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti. Na oportunidade, Norma entregou ao senador a Nota de Apoio à indicação do procurador da República Vladimir Barros Aras ao Conselho Nacional dos Membros do Ministério Público (CNMP). Também estiveram presentes na reunião, o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Oswaldo Trigueiro, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho, e o Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo do Prado.

Na votação, realizada no dia 3 de julho, no Senado, Aras recebeu 38 votos favoráveis. Para aprovação, seriam necessários 41 votos. Após o anúncio do resultado, quatro senadores pediram abertamente para que seus votos favoráveis fossem computados, demonstrando que a maioria absoluta do Senado apoia o nome do Procurador da República indicado. Na nota, a CONAMP manifesta irrestrito apoio ao procurador da República Vladimir Aras, membro mais votado pelo Colégio de Procuradores para a lista tríplice destinada à vaga do Ministério Público Federal (MPF) na renovação do CNMP para o biênio 2013-2015. “A CONAMP registra que, Vladimir Barros Aras, é um Procurador da República competente, respeitado e reconhecido entre seus pares e pela sociedade brasileira por sua atuação digna e diligente, podendo contribuir para a consolidação do relevante papel que o CNMP desempenha.” A entidade espera “que seja dado provimento ao recurso já apresentado contra a decisão plenária à Comissão de Constituição e Justiça e em seguida seja seu nome considerado aprovado ou novamente reapreciado e aprovado pelo Senado da República, para que o mesmo possa colaborar no Conselho Nacional do Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.” Confira abaixo a nota na íntegra: NOTA PÚBLICA A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), entidade que congrega e representa mais de 16.000 Procuradores e Promotores de Justiça de todo o país, vem a público manifestar irrestrito apoio ao procurador da República Vladimir Barros Aras, membro mais votado pelo Colégio de Procuradores para a lista tríplice destinada à vaga do Ministério Público Federal (MPF) na renovação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2013-2015. O procurador também teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Na votação realizada no dia 3 de julho do corrente ano, no Senado, Aras recebeu 38 votos favoráveis, mas seriam necessários 41 para a sua aprovação. Depois que o resultado foi anunciado, quatro senadores pediram abertamente para que seus votos favoráveis fossem computados, demonstrando que a maioria absoluta do Senado apoia o nome do Procurador da República indicado. A CONAMP registra que, Vladimir Barros Aras, é um Procurador da República competente, respeitado e reconhecido entre seus pares e pela sociedade brasileira por sua atuação digna e diligente, podendo contribuir para a consolidação do relevante papel que o CNMP desempenha. Por essa razão, a CONAMP espera que seja dado provimento ao recurso já apresentado contra a decisão plenária à Comissão de Constituição e Justiça e em seguida seja seu nome considerado aprovado ou novamente reapreciado e aprovado pelo Senado da República, para que o mesmo possa colaborar no Conselho Nacional do Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

JUSPREV
14/08/2013


Leia mais

Votação das PECs que tratam das penas de demissão é suspensa por falta de quórum
12/07/2013

O plenário do Senado iniciou ontem (11) o exame da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 75 que trata das penas de demissão dos membros do MP. No entanto, a votação da matéria, que tramita em conjunto com proposta que faz mudanças semelhantes para membros da Magistratura, foi suspensa por falta de quórum.


Leia mais

CONAMP propõe mudanças no texto da PEC 75
09/07/2013

Nesta segunda-feira (08), a presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Angélica Cavalcanti, esteve reunida com a assistência técnica do senador Blairo Maggi (PR/PT) para tratar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 75 de 2011. A proposta prevê a possibilidade de aplicação, a membros do Ministério Público, das penas de demissão e cassação de aposentadoria ou de disponibilidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O senador é o relator da proposta.


Leia mais

CNPG publica nota sobre o arquivamento da PEC 37
09/07/2013

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) publicou nota sobre o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37 de 2011, que retirava o poder de investigação do Ministério Público. A PEC 37 foi rejeitada no plenário da Câmara dos Deputados no dia 25 de junho por 430 votos. Confira a íntegra da nota do CNPG sobre o arquivamento da PEC 37:


Leia mais