O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça realiza amanhã (04) o evento Atividade Investigatória da Constituinte de 1988. Os Presidentes da ANMPM, Ailton José da Silva, da CONAMP, Norma Angélica e da AMPERJ, Luciano Mattos, estarão presentes.
O evento contará com palestras do ex-ministro da Defesa e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, ex-deputado Ibsen Pinheiro, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), o deputado Roberto Freire (PPS-SP), e o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio. Atividade Investigatória da Constituinte de 1988 está marcada para as 10h na Confederação Nacional do Comércio, na Avenida General Justo, 307, 4º andar, no centro do Rio de Janeiro.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou hoje (12) a recondução do promotor público Jarbas Soares Júnior para o novo mandato no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com 23 votos favoráveis e dois contrários. Com a mesma votação, foi ainda acolhida a indicação de um novo conselheiro, o também promotor de Justiça Cláudio Henrique Portela do Rego, que integra os quadro do Ministério Público da União no Distrito Federal e Territórios.
Os membros da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) se reuniram hoje (12) com a liderança do Partido Progressista (PP). O líder do partido, deputado Arthur Lira (PP-AL), e os deputados Missionário José Olimpio (PP-SP) e Luiz Fernando Faria (PP-MG) receberam os integrantes do Ministério Público para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/11.
Os deputados e constituintes Mauro Benevides (PMDB-CE) e Roberto Freire (PPS-SP) e o ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral se manifestaram contra a PEC 37 durante o encontro “A Atividade Investigatória na Constituinte de 1988”, realizado ontem (4), na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro. A Proposta de Emenda Constitucional limita o poder de investigação do Ministério Público. O presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, a presidente em exercício da Associação Nacional dos membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti e o Subprocurador-Geral da Justiça Militar Roberto Coutinho, participaram do evento
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu as inscrições do 30º concurso público para contratação de promotor de justiça adjunto. Por meio do edital nº 1/2013 fica informado que o concurso oferece 09 vagas para o cargo por remuneração inicial de R$ 22.854,46. Os candidatos devem ter nível superior em Direito e comprovar experiência mínima de três anos em atividades jurídicas.