Notícias

Anamages pede suspensão de norma do CNJ sobre divulgação de remuneração 26/09/2012

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) impetrou Mandado de Segurança (MS 31580) no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede liminar para suspender os efeitos da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obrigou todos os tribunais do País a tornarem pública a remuneração de cada servidor, bem como o subsídio de magistrado. Para a entidade, a determinação viola o direito constitucional à inviolabilidade da intimidade, da privacidade e do sigilo de dados de seus associados, nos termos do artigo 5º, incisos X e XII, da Constituição Federal.

A Anamages sustenta que, embora a Resolução CNJ nº 151, de 5 de julho de 2012, tenha sido editada para regulamentar a aplicação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) no âmbito do Poder Judiciário, alterou o texto da Resolução nº 102 do mesmo Conselho, que desde 2009 já exigia a publicação de informações relativas à estrutura remuneratória do Judiciário, passando a exigir a individualização nominal de cada servidor e magistrado, informando além do cargo que exerce, sua respectiva remuneração, extrapolando a exigência legal. Para a entidade, não se discute que o CNJ tem o poder de regulamentar condutas e impor a toda magistratura nacional o cumprimento de obrigações de natureza administrativa, mas, ao editar a resolução questionada, extrapolou sua competência. “Entendemos que medida tão grave consistente no afastamento do sigilo dos dados com interferência relevante na densidade da inviolabilidade da intimidade e vida privada dos magistrados não pode ser adotada por ato administrativo (ato normativo exarado por órgão não legislativo da Administração Pública)”, argumenta a associação. Ainda segundo a Anamages, da atenta análise da Lei 12.527/2011 não se constata nenhum trecho que preveja expressamente a divulgação nominal da remuneração, salário, vencimentos e gratificações dos servidores do Poder Público. “Trata-se de um silêncio eloquente do legislador, o qual fatalmente reconheceu que o respeito ao sigilo dos dados, intimidade e vida privada, exigia, o cuidado mínimo, de preservação da identidade dos magistrados, ao menos até que sob eles não pendessem suspeitas de ilegalidades”, asseverou a entidade. A Anamages pede a concessão de liminar para que sejam suspensos os efeitos da Resolução nº 151 do CNJ, especialmente a parte da imposição da publicação do “nome” e da “lotação”, e, no mérito, pede a declaração de nulidade de tais dispositivos. O relator do mandado de segurança é o ministro Luiz Fux. VP/AD

Reunião com Procurador-Geral da República discute valorização da carreira
09/11/2012

O procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, recebeu nesta quinta-feira (8/11) a visita de representantes de entidades associativas do Ministério Público da União. Os presidentes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) e o Diretor José Carlos Couto do Carvalho da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) estiveram presentes à reunião.


Leia mais

Inaugurada Galeria de Corregedores do MPM
25/10/2012

Nesta quarta-feira (24/10) foi inaugurada a galeria de fotos dos Corregedores-Gerais do Ministério Público Militar, contendo, em ordem cronológica, fotos de todos os corregedores-gerais do MPM desde 1983. Desses, estiveram presentes à solenidade: Marco Antonio Pinto Bittar; João Ferreira de Araújo; José Carlos Couto de Carvalho; Mário Sérgio Marques Soares; Roberto Coutinho; Marisa Terezinha Cauduro da Silva; Péricles Aurélio Lima de Queiroz; e, Nelson Luiz Arruda Senra. A ANMPM esteve presente na solenidade parabenizando os colegas pela justa homenagem.


Leia mais

Diretoria do biênio 2012-2013 do CNPG toma posse em João Pessoa
25/10/2012

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) está sob novo comando e diretoria. A solenidade de posse aconteceu na noite da última sexta-feira (19), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. A presidência do colegiado foi assumida pelo procurador-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.


Leia mais

Reunião no CNMP discute novos Projetos
26/09/2012

A Conselheira Tais Schilling Ferraz recebeu nesta quarta-feira Presidentes de diversas Associações do Ministério Público. O Presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, juntamente com os Presidentes da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, da ANPR, Alexandre Camanho de Assis e da CONAMP, César Bechara Nader Mattar Júnior, este acompanhado por integrantes da Diretoria da CONAMP, participaram da apresentação de campanha pertinete a estratégia nacional de segurança pública.


Leia mais